sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ATA DA 132ª. SESSÃO ORDINÁRIA DA 21ª LEGISLATURA DO ANO DE 2012, REALIZADA AOS 09 DIAS DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2012.


Às 08:00h (oito horas) do dia 09 (nove) de Novembro do ano de 2012, em sua sede oficial, sito na Rua Francisco Gomes de Sousa, n° 190, Centro, reuniu-se a Câmara Municipal de Campos Sales – CE, sob a Presidência do Vereador Afonso Carlos Rodrigues Timóteo Filho, determinando ao Sr. 2°. (Segundo) Secretário, Vereador, Pedro Alves Cavalcante Neto, que procedesse com a chamada nominal dos vereadores, sendo registrada a ausência do vereador José Jenilton Aquino Costa, que foi devidamente justificada. Em seguida, foi lida a ata da sessão anterior, que foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
O Expediente do Dia constou dos seguintes Ofícios: Oficio Nº289/2012, do Exmo, Sr. Paulo Ney Marins, Prefeito Municipal, ao Presidente desta casa. Oficio Nº293/2012, do Exmo, Sr. Paulo Ney Marins, Prefeito Municipal, ao Presidente desta casa. Oficio Nº294/2012, do Exmo, Sr. Paulo Ney Marins, Prefeito Municipal, ao Presidente desta casa.  Oficio Nº150/2012, do Exmo, Sr. Paulo Ney Marins, Prefeito Municipal, ao Presidente desta casa. Oficio Nº 10. 19.001/2012, do Presidente desta casa ao Exmo. Sr. Paulo Ney Martins, Prefeito Municipal. Oficio Nº28061/2012/SEC, do Sr. Fernando Antonio Diogo de Siqueira Cruz, Secretario do TCM ao presidente desta casa. Oficio Circular nº 007/2012-APA ARARIPE/CR6/ICMBIO, do Sr. Paulo Fernando Maier Sousa, Chefe da APA ARARIPE, ao presidente desta casa.  Comunicado nº Ref. CM222920/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$ 27.937,60. Comunicado nº Ref. CM222930/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$ 25.744,60. Comunicado nº Ref. CM222923/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$ 28.928,60. Comunicado nº Ref. CM222924/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$27.937,60. Comunicado nº Ref. CM222926/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$31.769,60. Comunicado nº Ref. CM222927/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$ 27.937,60. Comunicado nº Ref. CM222925/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$ 27.137,60.  Comunicado nº Ref. CM222922/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$ 27.649,60. Comunicado nº Ref. CM222921/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$ 29.937,60. Comunicado nº Ref. CM222929/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$ 24.709,60. Comunicado nº Ref. CM222928/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$ 24.817,60. Comunicado nº Ref. CM222917/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, nos valores de R$ 1.956,00; R$15.672,00; R$8.510,00; R$6.220,00; R$26.904,00; R$1.653,12; R$5.707,96 e R$18.932,94. Comunicado nº Ref. CM222918/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$ 27.809,10. Comunicado nº Ref. CM222919/2012, do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Educação, no valor de R$ 26.688,60.   Telegrama nº Ref. 009633/MS/SE/FNS, do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde, no valor de R$ 32.085,00. Telegrama nº Ref. 007538MS/SE/FNS, do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde, no valor de R$55.744,00. Telegrama nº Ref. 001407/MS/SE/FNS, do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde, no valor de R$ 83.688,58. Telegrama nº Ref. 010119/MS/SE/FNS, do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde, no valor de R$ 22.400,00. Telegrama nº Ref. 010765/MS/SE/FNS, do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde, no valor de R$6.690,00. Telegrama nº Ref. 001092/MS/SE/FNS, do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde, no valor de R$ 24.000,00. Leitura da Declaração emitida pelo Exmo. Sr. Presidente, Afonso Carlos Rodrigues Timóteo Filho, Presidente desta Casa, declarando, para os devidos fins e sob as penalidades da lei que até a presente data e hora, neste Poder Legislativo, não foi protocolizado nenhuma propositura (Projeto de Lei, Resolução, Indicativo, Requerimento) ou outros. Leitura do Requerimento de Licença do Vereador Jose Jenilton Aquino Costa, para fins de tratamento de saúde pelo período de 50 (cinqüenta) dias, cumulado com pedido de afastamento de suas atividades, protocolado nesta Casa de Leis no dia 06/11/2012. Leitura da Denúncia por Quebra de Decoro Parlamentar em face do vereador José Jenilton Aquino Costa, de autoria de Luiz Cláudio da Silva Gomes, protocolada nesta Casa de Leis no dia 08/11/2012.
Na Ordem do Dia, Não houve nada para ser lido, votado ou aprovado.
No Grande Expediente, Presidente desta Casa Legislativa, facultou a palavra para os nobres Vereadores e para o público presente. Iniciando os pronunciamentos o vereador Pedro Alves Cavalcante Neto, com a palavra agradeceu a presença do público, em particular o Sr. Lozinho e o Sr. Aparecido, por estarem retornando a esta casa. Em seguida, o vereador José Solano Feitosa com a palavra, disse; “Que seja concedido ao denunciado à ampla defesa, o contraditório, que possa ser feito um julgamento isento, parcial, que efetivamente ao comprova que houve uma quebra do decoro, que venha ser sentenciado, mais, que possamos está imbuído do melhor dos propósitos sobre tudo no tocante a imagem desta casa legislativa.” Eu acho que se o Vereador Jenilton, dentro de uma estratégia para se defender fez uso da licença, ele não foi feliz, pois, qualquer que seja a acusação,  ele tem se defender. Que possamos ter a serenidade necessária nas condições desse trabalho, e possamos ao final proferir um julgamento justo. Em seguida, o presidente, com a palavra, disse que o vereador Jenilton, esteve na Câmara, onde pediu ao mesmo que fizesse tudo dentro da lei, pois, vai ter o momento onde irá se defender. “Eu disse que será tudo feito dentro das legalidades, pois, não tenho interesse em prejudicá-lo. E para que não haja um entendimento da população que esteja havendo perseguição desta casa com o vereador Jenilton. Faremos tudo dentro dos conformes, onde ele terá o prazo para a sua ampla defesa. Em seguida, o vereador Pedro de Souza Fortaleza, com a palavra, disse; “Esse processo é muito criterioso e polêmico, onde temos que ser extremamente cuidadosos com o que vamos fazer, pois, estamos julgando um colega vereador, onde evidentemente não estou aqui para fazer defesa de ninguém, mais, temos que ser cautelosos, porque, esse foi um assunto que foi repercutido no meio da sociedade de Campos Sales, por alguns meses. Em seguida relatou um acontecimento que ocorreu meses atrás, onde o Sr. Valmir Junior esteve nesta casa legislativa, falando que o Sr. Antonio Rafael era aliciador de menores, e que neste momento era pra ter surgindo uma investigação. Em seguida o vereador Cesar Cals Andrade Costa, com a palavra, disse; “Quem for vai ter que fazer com extrema responsabilidade, onde eu acredito que essa extrema responsabilidade possa partir do principio, porque, eu quero não acreditar que o vereador esteja com essa doença, pois, é uma doença isquêmica crônica do coração. Em aparte o vereador Pedro de Souza Fortaleza, com apalavra disse; “No pouco conhecimento que tenho, respeitando o ponto de vista dos colegas, nós não temos nenhuma condição técnica de questionar um laudo medico. Onde o ser humano é cabível de tudo, onde podemos adquirir uma doença de uma hora para outra.” Ato continuo, o vereador Cesar Cals Andrade Costa, com palavra, disse que não estava ali para fazer juízo de nada, apenas é uma situação grave. “Quanto ao que vem, quem for fazer parte dessa comissão, tenha a responsabilidade e o zelo tanto pela pessoa que está sendo alvo da denuncia, quanto por essa casa.” Em seguida parabenizou ao presidente pelo novo acento desta casa, onde o mesmo primou muito pela conservação  e zelo a está casa. Em seguida, o vereador José Solano Feitosa, com a palavra, disse; “ Que nós não façamos nenhum pré-julgamento, que deixamos ocorrer o processo numa boa, pois, quando qualquer um de nós cometemos um deslize arranha a imagem desta casa. Lamento o estado de saúde do colega, pois, como o vereador Cesar disse é uma doença grave, que o mesmo possa recuperar a sua saúde e possa voltar ao convívio nesta casa e se defender a essa esta gravíssima denuncia. Falou ainda sobre o TSE, onde estão pegando só os peixes pequenos, deixando passar todos os prefeitos e deixando cair os vereadores. “temos a caso do vereador Anderson que o motivo foi apenas por causa de uma licitação, onde o dinheiro só foi gasto no ano seguinte por outra secretaria. A mesma forma a vereadora Elionete, faltando uma data na licitação.  Em seguida, o vereador Anderson Ribeiro Duarte Vieira, com a palavra, disse; “O que me chama a atenção é o descaso do TCM, pois, eu conseguir com o Tribunal uma certidão, contando que a falta da licitação já não foi no meu período, e se da gestora que me sucedeu, e o TRE não constou como um documento para rever a questão da votação. Antes de batemos no TSE, é preciso uma pressão para que o TCM tenha um pouco mais de responsabilidade ao analisar e votar essas contas. Em seguida, o vereador Pedro de Souza Fortaleza, com a palavra, disse; “Antigamente eu questionava os termos e expressão que a Sra. Possidia usava sobre o TCM, mais, aos poucos fui percebendo que ela estava correta, quando ela tratava de faz de contas, pois, esse Tribunal só penaliza pessoas pequenas como os vereadores.” Em seguida, o vereador Cesar Cals Andrade Costa, com a palavra, disse; “Primeiramente tinha que acabar a forma de ter acesso ao trabalho no Tribunal, pois, noventa por cento dos conselheiro são feito por ex-prefeitos corruptos, ex- deputados ou indicação,onde existe alguns que são por concursos, sendo eles minorias.” Em seguida, o vereadora Maria Elionete Leite do Nascimento, com a palavra, parabenizou o presidente pelas bancadas novas. Falou a respeito das contas do TCM, onde tem consciência da sua lealdade em suas contas. Falou da sua tristeza de ter o Sr. Pedro Cavalcante sendo uma das suas testemunhas, pois, o mesmo não conhecia nada a respeito da secretaria. Agradeceu ao vereador Cesar costa, ao vereador Afonso Carlos, pela ajuda que os mesmo proporcionaram. Em seguida, o vereador Anderson Ribeiro Duarte Vieira, com a palavra, disse; “Sobre o assunto tratado pela colega Elionete, eu me recordo de uma frase que guardei para mim, onde diz, as vezes ganhamos quando perdemos, e perdemos quando ganhamos. Então vereadora dê tempo ao tempo, pois, a senhora ganhará quando terminar esta disputa eleitoral. Em relação a denúncia, cabe a gente lamentar e trabalhar com isenção, de forma certa, onde eu tenho o colega tirando os vereadores Pedro Cavalcante, Pedro Fortaleza e vereadora Elionete, eu tenho o vereador Jenilton como um  dos mais sérios entre nós, mais até para a lisura da coisa, para idoneidade do parlamentar essa questão tem que ser apurada. Hoje para denegrir a vida de uma pessoa basta criar um facebook, pois, em dois dias o País inteiro terá conhecimento do que está se passando.” Em aparte, o vereador José Solano Feitosa, com a palavra, disse que Campos Sales nesta eleição fez escola em facebook falso. Em aparte a vereadora Maria Elionete Leite do Nascimento com a palavra, disse que participou em uma pagina do Facebook de um BBB sem saber, pois, colocaram a foto da mesma junto com a Visselmo e Anderson em um paredão.  Ato continuo, o vereador Anderson Ribeiro Duarte Vieira, com a palavra, disse parabenizou o presidente. Disse ainda que no caso do colega o mesmo vai fazer vale a justiça, até para depois, não haver uma reclamação do denunciado ou do denunciante. Eu acho pequeno eu conviver com um vereador quatro anos, eu dizer ao mesmo que conheço a sua honestidade, elogiá-lo durante quatro anos e na primeira oportunidade, testemunhar contra a caça de registro, por nota de improbidade administrativa. Em aparte o vereador José Solano Feitosa, com a palavra, pediu ao mesmo para que ouvisse um entendimento melhor, nominar o nome do vereador que o mesmo está citando. Dando continuidade ao seu pronunciamento, o vereador Anderson Ribeiro Duarte Vieira, com a palavra, disse; “Vereador Solano, eu não me dei ao trabalho de ler quem foi os testemunhos, agora, eu tenho certeza que quem testemunhou no da vereadora Elionete e no do vereador Visselmo, testemunhou no meu. É uma falha tão grave, que as denuncias, fontes e textos são os mesmo, sendo tudo igual mudando só os nossos nomes. Vou me atentar a procurar saber quem foi que assinou como testemunha e se me couber uma virgular de direito para mim resolver a minha situação eu irei atrás. Pois eu sei o que fiz sendo secretario e vereador dessa casa. Ato continuo o presidente com a palavra parabenizou ao vereador pelas palavras. Em seguida o vereador Anderson Ribeiro Duarte Vieira, com a palavra disse; “Para encerrar, o professor Mariano, me enviou uma mensagem com relação ao projeto da lei de bairros, onde a turma dele ganhou um premio na região do Cariri e estão indo apresentar em Fortaleza.” Em Seguida, o vereador Antonio Visselmo de Alencar Arrais, com a palavra, disse; “ Sei da idoneidade de todos nós vereadores, da responsabilidade desta casa, é uma denuncia séria, onde esta casa tem que apurar dando o direito da defensa, que essa missão terá que julgar pelo correto da coisa, sem ver lado nenhum, onde irá tramitar os prazos legais dando direito a defesa. Trata-se de uma vida intima de um colega, mas, a denuncia chegou a esta casa, onde teremos que analisar, ouvir e ver a defesa que ele irá nos trazer.” Em relação ao projeto de cassação do nosso processo, Graças a Deus eu fui absolvido. Eu não analisei ainda, o lado para tentar rever alguma coisa, mais irei analisar, onde temos a obrigação de analisa, pois se não tínhamos culpa para que este desgaste político, emocional, risco de vida que corremos indo daqui para Fortaleza levando documentação, fizemos varias viagens no meu carro, o carro quebrou tive um prejuízo, e tudo isso conta, mas, quem fez denuncia não ver isso, saindo tudo do bolso do vereador, irei rever os casos vai que eu consigo rever o que eu gastei, não quero que venha para o meu bolso, e sim que paguem em cestas básicas. Em seguida, o vereador Pedro Alves Cavalcante Neto com a palavra, disse; “ Gostaria de parabenizar ao presidente por deixar o assento dos nossos visitantes mais confortáveis. Queria dizer aos colegas que estão se sentindo prejudicado, que eu não me ofereci para ser testemunha, nem assinei denuncia e nunca fui procurado. Então deixem para me julgar e tomar as providencias depois que eu testemunhar, se eu testemunhar e se eu fizer um falso testemunho. Pois isso foi uma questão político partidário, quando atacaram de um lado receberam o contra ataque do outro, e por confiança colocaram o meu nome, mais não lembro ter assinado e nunca fui chamado. Então deixem para julgar depois, e não começar a condenar como o nobre vereador Visselmo começou, através de cestas básicas.” Em aparte o vereador Antonio Visselmo de Alencar Arrais, com a palavra disse; “Não estou julgando vossa excelência” Em aparte o vereador Anderson Ribeiro Duarte Vieira, com a palavra disse; “Vereador só para entendermos, o nome do senhor se encontra lá, mais não foi com o seu consentimento? Em resposta o vereador Pedro Alves Cavalcante Neto, com a palavra, disse; “Fizeram a seguinte pergunta, o adversário está nos atacando e vamos para o contra ataque, eu posso usar o seu nome como testemunho? Apenas respondi pode. Novamente em aparte o vereador Anderson Ribeiro Duarte Vieira, com a palavra falou que o mesmo estava se referindo no processo de impugnação política da ex-vice prefeita, Fátima Arrais. “Vossa excelência tem o direito de procurar a minha assinatura naquele processo, pois, eu não convivi com a mesma, não tenho contato, e o Sr. Tem o total direito de procurar a minha assinatura, pois, eu lhe garanto que não tem.” Dando continuidade ao seu pronunciamento o vereador Pedro Alves Cavalcante Neto, com a palavra falou a respeito do TCM e do TSE, que ao aprovarem o projeto de ficha limpa e ficha suja, quem limpa ficha suja é dinheiro sujo. “Com relação a denuncia do meu colega Jenilton, me entristece muito, pois, foi uma coisa escancarada, mas eu nunca quis ver, pois, achei uma podridão, as fofocas e mexericos. Quando se imagina que a poeira sentou, daí vem tudo de novo, e me preocupa o nome desta casa, a situação das famílias de Campos Sales, a resposta que tem que ser dada a sociedade, mais me preocupa mais ainda, se os cidadãos que estão falando de moral, bons costumes e representatividade e respeito a sociedade será se eles estão com capacidade de falar sobre isso? Será que a ficha deles está tão limpa para eles limpar a do outro? Essa é a minha preocupação, se quem está denunciando, está com a ficha limpa capaz de apontar a sujeira do outro. Pois é um representante do povo quem estão denunciando. Eles tem essa prerrogativa, mas, precisa saber se eles não estão dando a oportunidade de também se revirado muito coisa sobre a vida de cada um, pois, isso me preocupa o resultado final. Peço ao senhor presidente cautela e tolerância, mas criterioso como é saberá lidar com essa denuncia. ”Nada mais havendo a tratar, o Exmo. Sr. Presidente deu por encerrado os trabalhos, lavrando-se de tudo a presente Ata, que após ser lida e achada conforme, vai devidamente assinada por mim Secretário, pelo Presidente e demais Vereadores presentes.

SALA DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS SALES – CEARÁ, AOS 16 (DEZESSEIS) DIAS DO MÊS DE NOVEMBO DE 2012 (DOIS MIL E DOZE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário